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Embora os supermercados tenham sido uma das áreas menos afetadas pela crise ocasionada pelo coronavírus (por serem considerados um serviço essencial), o ano de 2020 não foi dos melhores também para o setor. Afinal, boa parte dos consumidores teve o seu poder de compra reduzido, o que diminui o valor gasto nos estabelecimentos.

Para 2021, após a reabertura total do comércio, posteriormente ao início da distribuição da vacina para controle da pandemia, é esperada uma retomada na economia. Por isso, é fundamental para o setor pensar em como preparar o estabelecimento para vender mais e crescer nos próximos meses. Entender o que está em alta, ficar de olho nas tendências e características desse ano é uma boa ideia para saber quais são os melhores investimentos a serem feitos.

Veja também: 5 Ideias de Marketing Digital Para Atrair Novos Clientes.

 

Vendas online

Deve-se entender que nesse período de isolamento social as pessoas adquiriram novos hábitos, e que este comportamento será mantido por diferentes perfis de consumidor mesmo quando tudo voltar ao normal.

Por conta disso, as entregas por delivery devem continuar em alta em 2021, assim como o formato “take away”, que consiste no seguinte modelo: o cliente faz o pedido online e retira na loja.

Aplicativo próprio

Outro reflexo da pandemia na sociedade é o avanço da inclusão digital. Por isso, uma das soluções mais importantes para supermercados em 2021 é ter um aplicativo próprio.
Pessoas que nunca tinham feito compras pela internet, como idosos por exemplo, agora descobriram essa modalidade que facilita aos usuários, podendo oferecer serviços de delivery e experiências de compras dentro do estabelecimento.

Marketing sensorial

O marketing sensorial é uma estratégia que está bastante em alta. Trata-se de ações que pretendem explorar os cinco sentidos das pessoas, para que elas tenham melhores experiências no seu estabelecimento.

Um exemplo são as ações de merchandising com degustação, onde se explora o paladar. Os clientes são convidados a experimentar determinado alimento se caso gostar do produto, poderá comprar algumas unidades e levar para casa.

Mercado saudável

Com tudo que está acontecendo as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde. A consciência da importância de nos mantermos sempre saudáveis e com uma boa imunidade aumentou muito, por isso, a compra de produtos orgânicos tende a crescer. 

O mercado de alimentos saudáveis tem crescido muito e é importante os supermercados investirem nesse segmento.

Comunicação omnichannel

Oferecer diferentes canais para que os clientes escolham como comprar seus itens é outro fator determinante para as lojas supermercadistas, o desafio aqui é ter uma comunicação que se complemente.
Por exemplo, se o cliente enviou uma mensagem pelo chat no Facebook e depois deu continuidade pelo WhatsApp, ele não deve ter que repetir toda a solicitação.

É importante ter uma plataforma Omnichannel, que possibilite um atendimento padrão em todos os canais. Como os contatos via internet estão em alta, fazer esse tipo de investimento é essencial. 

 

Rádio indoor

Já faz parte das características do setor supermercadista a criação de uma rádio interna.
Para 2021, essa tendência deve vir com muito mais força, considerando os resultados positivos que ela proporciona.
São várias as pesquisas que apontam que uma música ambiente faz as pessoas se sentirem melhor quando estão em um estabelecimento.

É por isso que ter uma rádio indoor é uma estratégia bastante interessante. Nesse caso, você pode criar playlists de músicas para serem reproduzidas no supermercado, intercaladas por anúncios e ofertas de produtos do seu estabelecimento. A experiência de compra dos clientes certamente será mais agradável!

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E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as tendências do setor supermercadista para 2021? 

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