(65) 3661-3333 vendas@quimistar.com.br

Mais que um cartão de visitas, a higienização dos espaços é uma questão de saúde pública. Esse cuidado impede a contaminação de alimentos, principalmente em áreas como a padaria e o açougue. Por isso, é preciso seguir boas práticas para manter as instalações sempre em ordem.

Leia também: Como Manter a Higiene em Dia do Supermercado.



Boas práticas para a limpeza em supermercados

Existem normas específicas para empresas do setor alimentício. Já que possuem departamentos como a padaria e o açougue, os supermercados costumam se encaixar nessa categoria.
As recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária constam na Resolução RDC 216.

Veja algumas delas:

  • Não aplicar odorizantes ou desodorantes em áreas de preparação ou armazenamento de alimentos.
  • Utilizar apenas produtos saneantes recomendados pelo Ministério da Saúde.
  • Descartar os resíduos conforme a legislação.
  • Tomar precauções para impedir que essas substâncias contaminem alimentos, já que algumas partículas ficam suspensas no ar.
  • Reservar utensílios próprios para a limpeza do ambiente e outros específicos para a higienização dos equipamentos que entram em contato com alimentos.



Limpeza para açougues e padarias

Devemos lembrar que cada área do supermercado possui suas próprias características e necessidades de higienização. O produto utilizado na limpeza dos corredores pode não ser ideal para a mesa de corte do açougue, por exemplo.

Açougues e padarias são áreas de preparo de produtos alimentícios, portanto exigem um cuidado maior com a higienização, como detergentes desengordurantes que podem ser usados na limpeza diária de coifas, fogões, aço inox, alumínio, pisos, pisos, azulejos, recipientes plásticos ou qualquer superfície lavável sem agredi-las.

Da mesma forma, alguns equipamentos e ambientes exigem não só a limpeza, mas um processo de desinfecção.
Enquanto o detergente permite remover gorduras, o papel do desinfetante é eliminar os agentes contaminantes, como bactérias, fungos e vírus. Por serem importantíssimos para a segurança alimentar, é essencial que os desinfetantes sejam altamente eficazes.

É essencial que a higienização do setor de perecíveis seja feita, ao menos, 3 vezes por dia. Essa frequência pode ser aumentada, caso haja algum perigo de contaminação.

Ambientes profissionais exigem produtos profissionais

Para melhorar a higiene do seu supermercado, você precisa de produtos profissionais, equipamentos apropriados e rotinas de limpeza. Esses três elementos formam o tripé no qual se apoia a Limpeza Profissional, que garante um ambiente seguro ao seu negócio.

 



A Quimistar é referência em limpeza profissional! Oferecemos as soluções mais eficazes para higiene e limpeza institucional. Confira nossas linhas de produtos, clicando aqui.


Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas Redes Sociais para mais novidades!